A pensar na saúde oral da população mais envelhecida, nasceu o Projeto Sorriso Maior — uma iniciativa conjunta da Unidade de Cuidados na Comunidade do Fundão, da Unidade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira e da Formaredes – Pinus Verde, com o apoio do Município do Fundão, da Segurança Social e da Clínica A. Domingos Correia.
Este projeto, que decorreu de junho de 2016 a setembro de 2018 no concelho do Fundão, teve origem numa reflexão realizada durante uma reunião da Rede Social local, onde se identificaram necessidades urgentes no que toca aos cuidados com a saúde oral da população idosa institucionalizada.
Objetivos do projeto
O Sorriso Maior foi desenvolvido com o propósito de:
- Melhorar a saúde oral dos idosos institucionalizados;
- Avaliar o estado atual da sua saúde oral;
- Identificar e encaminhar casos clínicos que necessitavam de intervenção;
- Criar uma base de dados concelhia sobre a saúde oral desta faixa etária;
- Sensibilizar utentes e instituições para os cuidados com a cavidade oral;
- Oferecer formação específica aos cuidadores formais sobre saúde oral.
População alvo e fases de atuação
O projeto foi dividido em três fases e abrangeu todos os indivíduos com 65 anos ou mais, de ambos os sexos, residentes no concelho do Fundão e que estivessem institucionalizados. Esta abordagem faseada permitiu uma atuação mais eficaz e orientada, garantindo que cada idoso recebesse a atenção necessária à sua condição.
Uma parceria que faz a diferença
Na Clínica A. Domingos Correia, acreditamos que a saúde oral deve estar ao alcance de todos — especialmente daqueles que mais precisam de cuidados especializados. É com orgulho que fizemos parte deste projeto, contribuindo com o nosso conhecimento técnico e compromisso com a comunidade.